Como Não fazer um site de Mídia Social? (CMS)

Julho 1, 2008 · 24 Comentários

Eu poderia começar este post dizendo que é crucial que antes de descobrir o que é Webdesigner, programador, HTML ou arquiteto de informação que você saiba exatamente seus objetivos e defina em poucas palavras O que é o seu site. Mas, você vai me responder: PUTZ, que ódio outro artigo sobre Plano de Negócios?

Parece simples, né. Também achava que tinha tais respostas na ponta da língua, mas só agora descobri que demorei dois anos para responder as duas questões básicas do Plano de Negócios. E sabe o que é o pior? Ainda não tenho certeza se tais respostas estão certas.

Mas tudo indica que (ufa!) sim. Então, senão quiser passar pelo que passei, volte lá no Google e leia aquela avalanche de informações sobre plano de negócios. Eu indico o site Avellar & Duarte. É o único lugar que lhe dá passo-a-passo do que você tem que fazer para montar seu site de conteúdo.

Não adianta enviar dezenas de emails para quem é considerado bambamban de cada área, conversar com todos empreendedores da web e ainda colocar todos os custos na ponta do lápis. Isso não lhe trará respostas. Pelo menos, comigo foi assim. Todos vão lhe responder os emails, mas ninguém vai lhe dar a resposta que você procura. Motivo? Você ainda não tem a mínima idéia do que precisa saber: SEO, Marketing Digital, Mídia Kit, Audiência, CSS?

Calma! Nada disso vai ser importante agora. Primeiro responda o que é o seu site? E descubra se você precisará de Joomla ou Drupal. Essa tabela ajudará você a definir o que é seu site, principalmente, se sua aposta é em um site de relacionamento, de produção de conteúdo colaborativo assim como Desabafo de Mãe. Você ainda ouvirá termos como Xoops, Plone e até o famoso WordPress que eu imaginava que era sistema feito para gerir conteúdo somente para blogs ( Veja lista de sistemas na wikipédia). 

Você terá um desafio enorme para descobrir as diferenças de cada um deles. E, detalhe: os especialistas estarão do seu lado falando sobre isso, mas você nem perceberá porque não tem a mínima idéia do que se trata.

Drupal, Xoops, WordPress, Joomla, Plone são os sistemas, conhecidos como CMS ( Content Management Systems), responsáveis pela dinâmica do seu site e atualização do conteúdo. É o gestor do site de conteúdo. Sabe como alguém pode estar falando disso pra você? PHP .

Sim! P-H-P por causa dessa sigla, talvez, você não ouça os nomes dos CMS disponíveis. Afinal, você vai ouvir que precisa de alguém que entenda de PHP sempre que questionar por onde começar…A resposta será a mesma quando questionar o programador, o amigo que tem site, enfim, de alguém que talvez você contrate para lhe salvar desse caos que é decidir pelo CMS do seu site.

Até já ouviu que PHP é uma linguagem, Drupal é um sistema de publicação e o Joomla foi motivo de festa na lista do Radinho. Porém, o Tico e o Teco não consegue relacionar o óbvio. Como assim?

Talvez porque há ainda muitas lacunas nessas conversas. Como jornalista, eu sabia que PHP é apenas uma linguagem que tem milhares de programadores que sabe escrevê-la. Em função disso, a segurança é quase zero (fácil de ser escrita qualquer um pode invadí-la). Como empreendedora eu descobri que: lhe garanto que a maioria não saberá entender o que o outro escreveu. Mesmo documentado, sacramentado, enfim ter a documentação do seu código-fonte não adiantará nada quando você muda de programador. Agora, respondam-me peloamordeDeus, a linguagem do Xoops, Drupal, WordPress, Plone e outros é PHP? Poderia ser Java? Quais CMS são desenvolvidos Java? Há chance de PHP ser Java, ou vice-versa?

Tudo indica que todos esses CMS são escritos em PHP. Veja o que o Google me mostra quando faço essa pergunta a ele: Br-Linux: Apertem os cintos

Você vai ler muito sobre cada CMS quando descobrir que precisa desse sistema de publicação, mas Ninguém vai lhe ensinar como funciona cada um dos CMS para que você tenha condições de definir qual caminho vai tomar diante daquilo que você quer para seu site. Pelo menos, eu nunca achei nenhuma informação antes de errar, errar, errar, errar, errar e errar muito. E dá-lhe mais errinhos. Gastei 20 mil reais até agora com Desabafo de Mãe e pasmem! não tenho o CMS certo para o que eu quero.

Quanto custa a programação do meu site?
Entre 10 mil e 50 mil reais – esse é o valor de um projeto de um site de conteúdo do porte do Desabafo de Mãe, mas no mundo Faça você Mesmo ele sairia de graça. Eu ainda não entendi nada para escrever esse artigo, mas acredito que os tais CMS são software livre, o que indica que você pode desenvolver seu site sozinho sem pagar nada pra ninguém. É por isso que quando falo que gastei 20 mil reais com programação e designer do Desabafo de Mãe, todos me criticam dizendo que sou louca?

Mas não pense que brincar de fazer site é igual montar seu blog no WordPress levando uma caixinha pra lá e pra cá… Já ouviu falar dos plugins?

Você precisará usar aquele sistema de “graça”, aberto e que pode ser alvo de conversas madrugadas afora com outro programador apaixonado pela linguagem para CONFIGURAR o mundo livre de acordo com seus objetivos. Ou seja, se está disposto a dar uma de programador e sabe inglês, basta fazer busca no Google e começar a montar seu site. Não deve ser nada simples, mas parece que é assim que funciona. Por isso, todos se espantam quando afirmo que gastei dinheiro com Desabafo de Mãe, né?!

Por outro lado, sempre que converso com alguém que sabe PHP ou falam do CMS Drupal, Joomla e por aí vai, eles não sabem fazer o webdesigner – a carinha do seu site. E, detalhe: não faça a carinha do seu site somente no papel, dê uma boa lida nos conceitos de Arquitetura de Informação antes de contratar o serviço do cara que fala sobre usabilidade, layout, mapas de navegação. Entenda tudo sobre sistema de rotulação, navegação local, organização top-down ou bottom-up. Faça esse dever de casa antes de contratar um programador, webdesigner ou agência. Senão, você vai se ferrar.

Ah! Tem um detalhe: você também pode aprender HTML e fazer o layout do seu site sozinho. Afinal, vivemos no mundo Faça você Mesmo! Eu não recomendo porque, infelizmente, nasci na geração TI sem saber o básico para fazer aquilo que amo: escrever, organizar informação, intermediar redes, editar textos e por aí vai. Mas, responda-me: jornalista precisa ser webdesigner e programador? Eu já me antecipo que no mínimo você precisa saber os conceitos de AI.

Links Relacionados:
Como fazer site de Mídia Social?

Upgrade: Em função de comentários e posts-”resposta” a este texto, gostaria de esclarecer que meus desafios técnicos fazem parte da minha experiência pessoal, a qual não tem nenhuma relação com demais profissionais que participam do projeto Desabafo de Mãe. É importante ressaltar também que o Mídia Social é apenas um blog de quem não tem nenhuma intenção de se tornar um veículo informativo, canal de informação ou espaço de articulista.

Categorias: Empresas · Mídia Social · Sistemas
Etiquetado: , , , , , , , ,

24 respostas Até agora ↓

  • Alexandre Carvalho // Julho 1, 2008 às 5:03 pm | Responder

    “É por isso que quando falo que gastei 20 mil reais com programação e designer do Desabafo de Mãe, todos me criticam dizendo que sou louca?”

    Ceila, a loucura aí não é gastar os R$ 20 mil em um projeto de site. Dependendo do que seja, esse gasto é necessário. O problema é gastar dinheiro em um projeto sem ter um bom plano de negócios. Foi assim que um monte de pontocom afundou em 2001.

  • Alexandre Carvalho // Julho 1, 2008 às 5:09 pm | Responder

    “Mas, responda-me: jornalista precisa ser webdesigner e programador?”

    Definitivamente, NÃO. A não ser que ele queira trabalhar por três pessoas, mas ganhando por um. O jornalista que quiser montar um site precisa, no mínimo, contratar esses serviços.

    Se um jornalista entrar numa de montar o design sem ter a devida formação para isso, vai enfiar o pé na lama e piorar as coisas. Programação pode até ser que ele entenda, mas se cismar de cuidar disso também, o conteúdo será deixado em segundo plano.

  • Alexandre Carvalho // Julho 1, 2008 às 5:10 pm | Responder

    Esqueci de completar meu comentário anterior: isso vale para a arquitetura da informação também. Jornalista não é obrigado a cuidar dessa parte. Cada macaco no seu galho.

  • Ceila Santos // Julho 1, 2008 às 6:39 pm | Responder

    Oi Alê,
    muito obrigada pela conversa. é muito relativo você acreditar que tem um plano de negócios quando está na web e ainda lida com conceitos nebulosos. Eu acho o momento completamente diferente da bolha de 2001. ninguém que está arriscando está entrando nesse negócio totalmente sem noção. pelo contrário. vejo todas iniciativas como experimentos sem nenhum anúncio de super investimento como no passado ( talvez o overmundo envolveu muita grana, mas ainda assim um caso atípico).

    Vc tem razão quando diz cada macaco no seu galho quando pensa como jornalista, mas ainda assim acho que o galho do jornalismo inclui AI.

    Agora se esse jornalista achar que pode montar seu próprio negócio talvez seja muito bom que ele leia a bíblia de Arquitetura de Informação, entenda os conceitos de SEO e ainda decida qual CMS é mais apropriado para negócio dele. e se tiver feito MBA em administração, perfeito. Senão, arrume sócio que seja administrativo.

    Por outro lado, acho que esse tipo de profissional que é apenas um bom jornalista mesmo lendo este artigo o cara que não é técnico (programador) nem sabe HTML e muito menos ouviu falar sobre AI ( Arquitetura de Informação) vai penar um pouquinho até poder falar sobre os erros que cometeu no seu projeto. A não ser que ele tenha grana pra “procurar” o profissional certo que ajudará ele a decidir pelo CMS. Mas isso é só um pedacinho desta história.

  • Ceila Santos // Julho 1, 2008 às 6:53 pm | Responder

    E detalhe focada no CMS…a idéia aqui no Mídia social é tentar juntar fragmentos para quem sabe construir uma idéia. Neste caso eu não aconselho o mundo Faça Você Mesmo e também não acho que basta o Quem Indica (QI) para contratar o profissional, o empreendedor precisa no mínimo saber todos conceitos do CMS para decidir que tipo de profissional precisa. E isso geralmente é novo para quem nasceu fazendo conteúdo, entende!

  • Carlos d'Andréa // Julho 1, 2008 às 11:28 pm | Responder

    Caramba, Celia, o título deste post deveria ser Desabafo de Webjornalista :-) … Estou tendo dificuldades parecidas com as suas e, como os projetos, são adiáveis, ainda não encarei o problema de frente. Por ora, posso apenas agradecer alguns links indicados, parecem promissores. Abs, Carlos

  • Como fazer um site - para qualquer fim » Ladybug Brasil - Sobrevôos, descobertas, achados. // Julho 2, 2008 às 4:45 am | Responder

    [...] post resposta [...]

  • MarcoGomes.com » Como fazer um empreendimento na Internet // Julho 2, 2008 às 12:10 pm | Responder

    [...] portanto, é um post em resposta ao que ela publicou no Midia Social. Como jornalista, eu sabia que PHP é apenas uma linguagem que tem milhares de programadores que [...]

  • Marco Gomes // Julho 2, 2008 às 12:29 pm | Responder

    Olá,

    Fiz um post-resposta em http://marcogomes.com/blog/2008/como-fazer-um-empreendimento-na-internet/

  • Pedro Penido // Julho 2, 2008 às 1:35 pm | Responder

    Oi Ceila,

    Essa sua percepção sobre o gasto com o site (os tais “20 mil reais”) pode ser reduzida com um bom plano de trabalho, estruturação de conteúdo e um bom plano de arquitetura da informação, como o Alexandre Carvalhou falou.

    No entanto eu ainda acho que é de igual importância estar antenado ao que anda rolando na web. A onda do momento é a tal Web2.0., mas compreendê-la é crucial até mesmo para saber localizar os recursos que você quer desenvolver no seu site. Acredido que a não compreensão do funcionamento dos ambientes 2.0. e sua inserção na Internet ainda seja pouco trabalhada/estudada. Vejo que uma série de sites e “empreendimentos” vêm se apresentando como web2.0. (CMS, por exemplo), mas se esquecem de planejar a própria interação com o usuário, que é o pilar fundamental do projeto.

    Resumindo… Pelo jeito que as coisas vão, não seria pretensioso apontar uma nova bolha (em menor escala) mas com impacto forte para o cenário.

  • Raquel Camargo // Julho 2, 2008 às 2:23 pm | Responder

    Ei Ceila,

    Tudo legal?
    Bem delicado teu post. Até eu, que me sinto segura ao trabalhar na web, fiquei confusa. Imagina então quem chega aqui mais cru, procurando informações básicas? Vai dar um baita nó na cabeça do pesquisador e pode, até mesmo, destruir projetos.
    Produzir e publicar conteúdo são responsabilidades grandes, você sabe bem disso (tenho certeza). Imagina se uma pessoa cheia de planos cai aqui, ao fazer o certo (pesquisar informações para entrar no trabalho)? O cara vai é ficar pirado e desistir, não?
    Eu sou uma leiga em programação, mas levo feliz da vida meus projetos web. Aquilo que eu não dou conta de aprender sozinha, peço auxílio… Coletividade rola muito comigo: um colega programador me ajuda aqui, e quando ele precisa de uma edição, revisão, redação, eu ajudo ali! Funciona demais comigo.
    Mas quando o lance é maior, carece mais dedicação, é super simples também. O que não é legal é falar, sem fundamento que, no caso do Php, “a segurança é quase zero (fácil de ser escrita qualquer um pode invadí-la”.

    Bem, é isso aí. Como vc disse, o espírito “faça você mesmo” na web domina, mas é preciso bom senso para não haver precipitações.

    beijão!

  • Sergio Maia // Julho 2, 2008 às 5:25 pm | Responder

    “Como jornalista, eu sabia que PHP é apenas uma linguagem que tem milhares de programadores que sabe escrevê-la. Em função disso, a segurança é quase zero (fácil de ser escrita qualquer um pode invadí-la). Como empreendedora eu descobri que: lhe garanto que a maioria não saberá entender o que o outro escreveu. Mesmo documentado, sacramentado, enfim ter a documentação do seu código-fonte não adiantará nada quando você muda de programador. Agora, respondam-me peloamordeDeus, a linguagem do Xoops, Drupal, WordPress, Plone e outros é PHP? Poderia ser Java? Quais CMS são desenvolvidos Java? Há chance de PHP ser Java, ou vice-versa?”

    Nossa!!! O que é isso minha senhora? Quem lhe disse isso? De onde vc tirou que segurança tem alguma coisa a ver com a linguagem???? Segurança é algo ligado ao programador e não a linguagem? Não existe linguagem segura ou não segura, existem brechas deixadas pelos programadores e isso independe da linguagem…

    Outra coisa: “Mesmo documentado, sacramentado, enfim ter a documentação do seu código-fonte não adiantará nada quando você muda de programador”. Outro equívoco de sua parte…

  • Lucia Freitas // Julho 2, 2008 às 5:41 pm | Responder

    Oi, Ceila
    Sob pena de escrever post bom embaixo de uma confusão destas, fiz post lá no meu blog. E o Marco Gomes também já escreveu sobre o assunto, especialmente para você: http://marcogomes.com/blog/2008/como-fazer-um-empreendimento-na-internet/
    Vê se habilita os trackbacks e pings nesta bagaceira aqui, porque a gente mandou, mas não chegou. Assim vc nunca vai sair do pé do pagerank e aparecer no Google, ser humano.
    bj

  • Alexandre Carvalho // Julho 2, 2008 às 8:31 pm | Responder

    Ceila,

    Vamos por partes:

    “é muito relativo você acreditar que tem um plano de negócios quando está na web e ainda lida com conceitos nebulosos.”

    Que conceitos nebulosos são esses? Depois da surra que alguns tomaram na época em que a bolha estourou, não existe essa de conceitos nebulosos. Ou a pessoa aprende de uma vez por todas a fazer negócio na web ou morre na praia.

    “Eu acho o momento completamente diferente da bolha de 2001. ninguém que está arriscando está entrando nesse negócio totalmente sem noção”.

    Engano seu. Dependendo do porte, alguns projetos exigem, sim, grandes investimentos. A diferença é que agora quem tem a grana para investir sabe onde vai colocar o dinheiro, coisa que não acontecia no início do século. Claro que também existem aqueles que exigem poucos investimentos, mas aí cabe também a visão do empreendedor de saber diminuir os custos sem jogar a qualidade em segundo plano.

    “Vc tem razão quando diz cada macaco no seu galho quando pensa como jornalista, mas ainda assim acho que o galho do jornalismo inclui AI.”

    Quem te disse um absurdo desses? Nem todo jornalista que lida com internet precisa necessariamente lidar com arquitetura da informação, a não ser que ele queira ter o domínio de todo o negócio, de forma centralizadora (um caminho fácil para afundar).

    “Agora se esse jornalista achar que pode montar seu próprio negócio talvez seja muito bom que ele leia a bíblia de Arquitetura de Informação, entenda os conceitos de SEO e ainda decida qual CMS é mais apropriado para negócio dele.”

    Ler sobre esses conceitos é uma coisa; botar a mão na massa nessas searas, quando o ideal é contratar profissionais especializados no assunto, é outra.

    “Por outro lado, acho que esse tipo de profissional que é apenas um bom jornalista mesmo lendo este artigo o cara que não é técnico (programador) nem sabe HTML e muito menos ouviu falar sobre AI ( Arquitetura de Informação) vai penar um pouquinho até poder falar sobre os erros que cometeu no seu projeto.”

    Não vai. Para isso existem outros profissionais capacitados para ajudar. O erro maior é montar um projeto sem conhecer o mercado nem saber o que fazer com ele, torrar os tubos em investimentos e não saber vendê-lo justamente por não ter um plano de negócios decente. Conhecer os conceitos de CMS nunca foi premissa para um projeto dar certo. O buraco é bem mais embaixo.

  • Julio Daio Borges // Julho 2, 2008 às 8:41 pm | Responder

    Legal que voce aprendeu tudo isso nesse tempo. Tem siglas ai’ que eu nem sei!

  • Ceila Santos // Julho 4, 2008 às 3:03 am | Responder

    Oi Julio, querido, legal te ver por aqui e obrigada…como ouvi esses dias: aprender doi.

    Carlos, obrigada pela visita e vc tem toda razão quando diz que o título deveria ser apenas um desabafo… é que acreditava que blog também podia ser desabafos (risos), mas a tabela que compara drupal com joomla é bastante válida pra começar a olhar com carinho para CMS

    moçada, valeu o debate, mas sorry não tenho condições de responder cada um deles por aqui…mas prometo continuar “conversando” por aí…

    desculpe caso tenha ofendido alguém diante de tantas agressões recebidas, mas quando se expressa pra si mesmo é natural não ter o cuidado que muitos esperam de um blog. Valeu!

  • Verdades cristalizadas « Mídia Social // Julho 4, 2008 às 4:36 am | Responder

    [...] Como Não fazer um site de Mídia Social? (CMS) [...]

  • Carlos Plácido Teixeira // Julho 4, 2008 às 11:35 pm | Responder

    Para ser um jornalista online, você precisa conhecer quatro “coisas”. Um designer. Um programador de sistemas. Uma empresa capaz de valorizar profissionais capacitados e de dar bons empregos para vocês três. E o mais importante: saber muito sobre comunicação e marketing e um pouco sobre design e tecnologia.

    Esta deve – ou deveria – ser a resposta padrão para pergunta freqüente feita por jornalistas, novos e antigos, interessados em atuar no novo mercado criado pela internet. Muitos deles imaginam que as portas digitais serão abertas por algum curso sobre as inúmeras tecnologias desenvolvidas para o desenho e gerenciamento de sites.

    “Tenho muita vontade de atuar em jornalismo na internet, e estou fazendo um curso de Dreamweaver”, anunciam os abnegados candidatos a emprego minimamente digno nesta praia de muitas ondas nem sempre boas para surfar. Outros, constrangidos, contam em segredo: eu queria muito trabalhar na internet, mas não sei nada de informática.

    Menos importante entre as prioridades para a formação profissional, apostar e investir em cursos de sistemas e design tem relevância como cultura geral e complemento para o desempenho de atividades jornalísticas. Afinal, como já diziam os mais antigos, conhecimento não ocupa espaço. E a informática realmente fornece recursos fantásticos para quem não tem medo de novidades tecnológicas. Para aqueles que entram em pânico diante da mera possibilidade de ligar um computador, a boa notícia é: você também tem chances na internet, mesmo não sabendo que Windows é mais que janela em inglês.

    Jornalista precisa conhecer muito de comunicação e de marketing – além das técnicas do jornalismo, naturalmente. É a capacidade de gerenciar o novo meio de comunicação que faz a diferença entre quem atua no jornalismo impresso, em televisão, em rádio e, agora, em sites institucionais e portais de notícias. O conhecimento envolve o olhar apurado sobre a internet e a compreensão de que o que se tem diante dos olhos não é tecnologia, mas um novo meio de comunicação – publicação digital, irmã caçula de jornais, revistas, televisões e rádios.

    O profissional deve ser capaz de identificar a utilidade dos recursos fornecidos para as atividades de transmissão e recepção de informações. Além de determinar que o analista de sistema deve incluir um chat no site e recomendar ao designer que a ferramenta tenha um visual bem produzido, cabe ao jornalista saber usar este recurso, capaz de fornecer ações de comunicação fantásticas, como entrevistas coletivas on line ou reuniões entre especialistas e os públicos de interesse da instituição patrocinadora da publicação.

  • A escolha do CMS « Mídia Social // Julho 15, 2008 às 9:44 am | Responder

    [...] Como Não fazer um site de Mídia Social? (CMS) [...]

  • Raphael Henrique // Dezembro 4, 2008 às 2:31 am | Responder

    Parabéns Célia!

    Eu nunca vi em minha vida uma pessoa reunir tantas asneiras como no parágrafo abaixo:

    “Como jornalista, eu sabia que PHP é apenas uma linguagem que tem milhares de programadores que sabe escrevê-la. Em função disso, a segurança é quase zero (fácil de ser escrita qualquer um pode invadí-la). Como empreendedora eu descobri que: lhe garanto que a maioria não saberá entender o que o outro escreveu. Mesmo documentado, sacramentado, enfim ter a documentação do seu código-fonte não adiantará nada quando você muda de programador. Agora, respondam-me peloamordeDeus, a linguagem do Xoops, Drupal, WordPress, Plone e outros é PHP? Poderia ser Java? Quais CMS são desenvolvidos Java? Há chance de PHP ser Java, ou vice-versa?”

    Eu se fosse você, procurava entender um pouco mais sobre implementações de segurança em linguagens de programação, antes de começar a sair falando besteiras por ai…

    Sou desenvolvedor, é só lamento que no mundo ainda existam pessoas que possuem essa visão obtusa, sobre os fatos.

    Você deve ser daquelas pessoas que toma opinião de uma coisa, sem se quer procurar conhecer REALMENTE o assunto a fundo.

    Vide o que você disse sobre a relação entre segurança e PHP.

    Você acaba de perder um leitor do seu blog.

    + Uma dica:

    - pesquise sobre os aspectos de segurança e documentação na linguagem PHP.

  • Gustavo Henrique // Dezembro 4, 2008 às 11:31 am | Responder

    “… O que é o seu site. Mas, você vai me responder: PUTZ, que ódio outro artigo sobre Plano de Negócios?

    Parece simples, né. Também achava que tinha tais respostas na ponta da língua, mas só agora descobri que demorei dois anos para responder as duas questões básicas do Plano de Negócios. E sabe o que é o pior? Ainda não tenho certeza se tais respostas estão certas. …”

    - Que ódio, outro artigo de quem nao entende nada do assunto seria a a pergunta em questão.

  • ceilasantos // Dezembro 5, 2008 às 3:41 am | Responder

    Olá Raphael, é um alívio perder um leitor como vc no meu blog. Obrigada!

    gustavo, isso é um blog com desabafos e divagações. não é artigo de um especialsita nem um editorial de jornalismo que tem a missão de publicar uma verdade. sorry!

  • Felipão // Dezembro 10, 2008 às 12:44 am | Responder

    Nossa, ridículo seu post.

    1- Por você não entender nada e escrever um monte de asneiras;

    2- Por você escrever muito, muito mal.

    Perdedora.

  • O absurdo do atendimento da Vivo - Uma lição para Mídias Sociais?! « Mídia Social // Março 11, 2009 às 11:24 pm | Responder

    [...] lição que este blog me deu resultou num pico de audiência, com mais de 1 mil páginas vistas, num post que virou alvo de crítica de dois blogueiros, cujas quantidades de acessos são relevantes. Naquela época, eu sabia que blog era uma [...]

Deixe um comentário